AÇÕES DOS RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA PÓS SEMINÁRIO MEIO AMBIENTE

NOTÍCIA DA ASSOBECATY APÓS O SEMINÁRIO

No dia 21 de janeiro, Mâe Carmen de Oxalá apoiada por um grupo de representantes das religiões afros,  que haviam participado do I º Seminário de Religiosidade de Matriz Africana e Meio Ambiente. Iniciaram a caminhada, em prol da revitalização da Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria , a iniciativa  buscou envolver, membros das equipes técnicas dos departamentos dos governos municipais secretaria municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Meio Ambiente, e a imprensa local. A ação  corresponde a  resposta  da matriz afro à demanda reprimida por um diálogo responsável com o poder público para que esses seguimentos façam a sua parte,  com os espaços religiosos afro-brasileiros, Gruta de Oxum Pedra de Xango.
No local Mãe Carmen pediu agô e abriu a gruta de Oxum ,  fez um ritual para o orixá, os pais de santo que a acompanharam também pediram agô, a partir deste momento iremos cuidar da  senhora minha mãe Oxum , da limpeza de sua gruta, foram algumas das palavras  que foram dirigidas ao orixá.  A religiosa disse para os representantes da Setudec e secretaria de meio ambiente, que esta ação faz parte do exercício da cidadania e isso é  controle social .
A fim de estabelecer ações a serem desenvolvidas,  foi tomada como base.o objetivo  é valorizar os símbolos sagrados das religiões de matriz africana que está em estado de vulnerabilidade.      
 ______________________________________________________________________________


Guaíba, 24 de janeiro de 2008.

AÇÃO JUNTO A IMAGEM DA OXUM ABRE O DEBATE SOBRE RELIGIOSIDADE E MEIO AMBIENTE


Oxum sempre foi mulher vaidosa, bela e elegante ofuscava a todos com seu brilho. Dona das águas, na África, mora no rio oxum e no município de Guaíba em uma gruta suja, depredada e desguarnecida.
Tanta desconsideração com o patrimônio cultural religioso da cidade teve um fim na última quarta-feira quando Yás e Babás reuniram-se junto a imagem para um mutirão de limpeza e conscientização da comunidade local.
A presença do poder público, representado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Cultura e Turismo concedeu ao ato a importância devida, ficando acertado entre religiosos e prefeitura o compromisso mútuo de responsabilidade pela imagem.
Toda a movimentação não é ao acaso, sábado passado ocorreu o  I Seminário de Religiosidade e Meio Ambiente promovido pela Comissão Permanente da Umbanda e das Religiões de Matriz  na sede da ASSOBECATY – Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, de onde foram tiradas deliberações sobre este e outros que serão publicadas  por meio de uma carta de intenções dirigida a comunidade guaibense.
O conjunto das ações visa construir uma nova concepção de cidadania ambiental religiosa, a partir da qual possa ser assegurado uma melhor relação com os fundamentos africanos da religiosidade brasileira,  constituindo assim, a preservação do meio ambiente, o poder da continuidade, da vida, da ancestralidade, da prosperidade e do próprio sentido existencial da fé.
Para apoiar a Comissão Permanente da Umbanda e participar das discussões ambientais o telefone de contato é o 3055 6655.



I SEMINÁRIO DE RELIGIOSIDADE E MEIO AMBIENTE EM GUAÍBA DÁ INICIO AS SUAS AÇÕES JUNTO DA IMAGEM DE OXUM


Yás e babás reuniram-se em mutirão de limpeza e atenção a imagem da mãe oxum na última quarta-feira pela manhã. Além de chamar a atenção da população local, os religiosos contaram com a presença da prefeitura representada pelas Secretarias de Cultura e Turismo e Secretaria do Meio Ambiente. Mas a atividade não está resumida a esta ação. No último sábado, na sede da  ASSOBECATY – Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, esteve reunida a Comissão Permanente da Semana da Umbanda e das religiões de Matriz Africana com a participação de religiosos do município e região metropolitana.
  Segundo os participantes, o foco do debate recaiu sobre as questões ambientais pois as práticas litúrgicas afro brasileira os coloca na condição de ambientalistas natos. 
Os fundamentos africanos da religiosidade brasileira tratam do manejo de recursos naturais, dos elementos da natureza que são oferecidos, cujo o objetivo revigora a força e o poder das entidades,  constituindo assim, a preservação do meio ambiente, o poder da continuidade, da vida, da ancestralidade, da prosperidade e do próprio sentido existencial. 
As deliberações do encontro serão conhecidas da comunidade guaibense por meio de uma carta de intenções que deverá ser entregue ao poder público municipal e tem por objetivo produzir distribuição igualitária do acesso ao meio ambiente sadio para os membros de diferentes grupos étnicos/raciais e construir uma nova concepção de cidadania ambiental religiosa.
Para apoiar a Comissão Permanente da Umbanda e participar das discussões ambientais o telefone de contato é o 3055 6655.




                                      CONVITE


Convidamos a comunidade Guaibense e demais religiosos, para participar da ação junto a imagem da Mãe Oxum.
A iniciativa conta com 15 casa de religião e será o marco de  atenção ao patrimônio material religioso afro brasileiro na cidade.


Data: 23 de janeiro – quarta-feira
Horário 9hs
Local: Gruta de Oxum Praia da Alegria




                                Contamos com vossa presença
         
                                                        Mãe Carmen de Oxalá